segunda-feira, 14 de julho de 2014

Reflexão Sobre a Discriminação Racial


A discriminação de gênero e raça é algo presente em nossas vidas, temos que ver o enorme impacto destes fenômenos na dinâmica das relações sociais e, a partir disto, refletirmos em relação as mulheres negras da nossa sociedade. Sendo que essa discriminação assume diversas formas, podendo ser claramente expressa com regras e normas que estabelecem distinções e preferências que propiciam a discriminação explícita ou de maneira sutil e velada do preconceito, mas existente.

No entanto temos que levar em consideração a conquista das mulheres ao logo do século XX, as quais marcaram mudanças em diversas áreas, como por exemplo nas taxas de fecundidade, nível educacional, participação no mercado de trabalho, dentre outras. Além dos avanços da participação das mulheres negras no mercado de trabalho, as quais tem sua trajetória socieconômica fruto do intercruzamento das mudanças ocorridas na participação das mulheres no mundo do trabalho e à estagnação das desigualdades raciais, porém ainda há um grande número de mulheres negras nos serviços menos privilegiados, como por exemplo os domésticos. Podemos destacar que este é ainda um dos principais meios de manutenção de famílias chefiadas por mulheres. A partir disto, vale considerar que o serviço doméstico é marcado por um lugar na estrutura ocupacional pela cor, baixos rendimentos, ausência de escolaridade e muitas vezes, relacionada a origem regional.

O mercado de trabalho brasileiro está marcado por profundas desigualdades de gênero e raça e isso deveria ser levado em conta durante a elaboração e implementação de políticas públicas, como uma forma de atingir esses fenômenos de desigualdades e exclusões sociais. Além de, conforme as leituras dos textos, podemos observar que uma grande proporção da ocupação feminina se concentra nos segmentos mais precários do mercado de trabalho.

Portanto, a manifestação da discriminação junto as mulheres negras assume diversas formas, podendo ser com estabelecimento de distinção e preferência que geram instâncias de poder e proporcionam a exclusão explícita deste segmento social. Há ainda a exposição de mulheres negras a constrangimentos que atingem a dignidade humana.


Flúvia e Gerlane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário